sábado, 1 de setembro de 2012

Um dom que inspira gerações


Um encontro de família, uma data marcante, uma comemoração especial. Os momentos verdadeiramente significativos são tradicionalmente acompanhados por uma torta, que quando é servida integra a todos em um verdadeiro ritual de degustação.
A tradição na produção de tortas está presente na região desde que os imigrantes europeus aqui chegaram, trazendo com eles suas receitas de família, estas que inspiram gerações ao longo do tempo.
Otto Ehlert, proprietário da Padaria do Otto, e um dos idealizadores do Festival Cidade das Tortas, comenta que antigamente a produção dos bolos era uma tarefa desempenhada principalmente pelas donas de casa, e poucos eram os estabelecimentos comerciais que atuavam no ramo. “As padarias que existiam somente faziam pão, então, tinham algumas donas de casa que eram famosas pelas tortas que produziam”, lembra.
Somente nas últimas décadas é que as confeitarias começaram a ganhar espaço, entretanto, Otto salienta que a produção de tortas por donas de casa é ainda muito comum na região, estas que preservam receitas e demonstram que, muito mais do que um negócio, a fabricação de tortas é um dom herdado dos antepassados.
Para Otto, que vivencia o ramo da panificação desde os 7 anos, o segredo de uma torta está na escolha e na combinação dos ingredientes. “Os produtos naturais e a harmonia dos recheios são determinantes para o sabor de uma torta”, destaca.

Para Otto Ehlert, proprietário da Padaria do Otto, e um dos idealizadores do Festival Cidade das Tortas o segredo de uma torta está na escolha e na combinação dos ingredientes

Nenhum comentário:

Postar um comentário